sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Resumo da Reunião do CACIC-UFAL (Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas) Feita no dia 19 de Outubro de 2009.

Estiveram Presentes os seguintes membros do CACIC-UFAL:

1. Victor Ranieri B. S. de Araújo
2. Elton da S. Santos
3. Thiago William A. das Neves
4. Michael L. dos Santos
5. Luanna Rafaella C. da Silva
6. Thayse Cibelle de C. Torres
7. Rodrigo César C. Felix
8. Ruam Rebert Brandão
9. Lemuel L. de Oliveira
10. Cláudio José da Silva
11. Tiago Rodrigues T. Leite

Nesta reunião foram discutidos os seguintes pontos de pauta:

1. Definição da Freqüência e dia das reuniões.

Foi definido que as reuniões ocorrerão às quartas-feiras a cada quinze dias às 18:00 horas. Esta decisão foi tomada por todos os presentes na primeira reunião da gestão 2009/2010 do CACIC-UFAL.

Assim as próximas reuniões serão nos dias:

4 de Novembro de 2009
18 de Novembro de 2009
2 de Dezembro de 2009
16 de Dezembro de 2009


2. Escolha da Logo do CACIC-UFAL.

Foi escolhida uma logo por unanimidade, na cor azul com a sigla CACIC-UFAL Azul. Ainda foi decidido que a logo será provisória e que após 31 de Dezembro ocorrerá a troca da mesma.

3. Cota de Impressões.

Foi feita uma explicação sobre a questão da cota oferecida pela UFAL para as unidades acadêmicas da Universidade, e a possibilidade da utilização desta cota de impressões pelo CACIC, será feita uma mobilização do CACIC para a obtenção dessa cota durante o período antes da próxima reunião para uma posição definitiva sobre o assunto.

4. Apoio do CACIC-UFAL à Conferência dos Estudantes de Ciências Contábeis de alagoas (CONFECIC/AL)

Foi decidido que o apoio do CACIC-UFAL ao CONFECIC/AL será a cessão da cota de impressões do CACIC para a organização do evento, caso haja disponibilidade da mesma para o CACIC antes da realização do evento.

5. Eventos Acadêmicos.

Será feito um projeto com as datas e temas de possíveis palestras para o período da gestão 2009/2010 pela Diretoria de Estudos e Cultura.
Foi decidido que o CACIC atuará de forma mais ativa na recepção dos feras 2010, esse projeto será desenvolvida pelos integrantes da diretoria de Estudos e Cultura também.

6. Trote

Foi colocada a idéia de unir os cursos da FEAC (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) nos Stands para a recepção dos feras dos 3 cursos. Este ponto voltará a ser discutido nas próximas reuniões, enquanto isso os integrantes da diretoria de Marketing estarão fazendo contatos com os integrantes dos CA’s dos cursos de Administração e Economia.

7. Projetos de Esporte e Lazer.

A diretoria de esportes e lazer expôs a idéia da criação de campeonatos voltados para os alunos de Ciências Contábeis com o intuito de aumentar a integração dos estudantes do curso. A escolha das atividades será feita através de um questionário que será entregue nas turmas de contábeis em breve com as possíveis atividades.

8. Posição da Diretoria Estudantil.

Foi colocado que a diretoria estudantil encontra dificuldades quanto a resolução dos problemas, por exemplo: muitos alunos reclamam de displicência por parte de professores mas quando é explicada as conseqüências dos processos administrativos, tais como reposição de aula, os mesmos desistem de tomar uma posição contra o professor.

Novas informações serão postadas após cada reunião.

Thiago William
Secretário Geral - CACIC/UFAL

domingo, 18 de outubro de 2009

I WORKSHOP UFAL DE CONTROLADORIA PÚBLICA


O Primeiro Workshop de Controladoria Pública da UFAL foi um sucesso o qual contou com a presença de mais de 160 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da área contábil.

O evento foi coordenado pelos professores Luiz Carlos Marques dos Anjos e Érika Xavier de Souza e teve a participação dos seguintes palestrantes Prof. MSc. Araken de Oliveira (UFAL) que abordou “O Controle Interno nos Municípios” enquanto o Prof. Dr. José Francisco Ribeiro Filho (UFPE) expôs com muita propriedade e clareza o seguinte tema: “Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: Considerações sobre os Princípios da Competência e da Oportunidade” expondo que no final deste ano será publicada a tradução das normas internacionais, o que é mais um avanço para a contabilidade pública; e o Contador Thiago Cavalcante demonstrou sobre a “Implantação do Controle Interno na UNCISAL”.

O Workshop contou com debatedores de várias áreas, o que engrandeceu muito o evento como: Prof. Daniel Salgueiro da UFAL; Profa. Érika Xavier da UFAL; José Alberto Gaia representando o CRC/AL; Deputado Estadual Judson Cabral do PT,que explicitou ao público o Controle Social; João Batista Neto, Conselheiro Substituto TCE – AL, que mostrou como o controle externo é tratado pelo Tribunal de Contas.

Como não bastasse o engrandecimento dos participantes, como estudantes e profissionais, o Workshop deu um show de solidariedade, pois a inscrição foi um quilo de alimento não perecível, que foram todos doados para o Desafio Jovem de Alagoas que tratam de dependentes químicos de famílias carentes em Alagoas.