Mais uma vez a Econt Consultoria, Empresa Júnior de Economia e Contabilidade da Ufal, em parceria com a Souza Cruz, realiza a edição 2010 do programa "Diálogos Universitários". Como nas duas edições anteriores, o palestrante foi escolhido em votação pela internet com os estudantes.
Este ano, a Econt resolveu diversificar e, ao invés de comentaristas econômicos, apresentou para votação personalidades da imprensa e um reconhecido escalador. Disputaram o voto dos estudantes: Caco Barcellos, repórter de televisão que se especializou em investigações policiais e reportagens sobre crimes; Marcelo Tas, âncora do programa CQC, na TV Bandeirantes e autor do “Blog do Tas”, no UOL; Mauricio Kubrusly, em mais de 25 anos de Globo, cobriu vários eventos importantes para a emissora; e Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).
Com 39,62% dos votos, os estudantes escolheram Caco Barcellos, que vai falar sobre Violência Urbana, no dia 26 de outubro, a partir de 18h, no auditório da Famed, no Campus Maceió. Segundo Irys Cavalcante, uma das coordenadoras do evento, a intenção de trazer um jornalista foi abrir o programa para estudantes de todas as áreas, não apenas economia. “Conseguimos nos habilitar a participar deste programa e queremos que os estudantes de todos os cursos participem. Já trouxemos dois comentaristas econômicos, Carlos Sardenberg, em 2008, e Gustavo Loyola, em 2009. Agora vamos abordar outra temática”, diz a estudante.
As inscrições estarão abertas em breve no site. Os estudantes precisam estar atentos, porque serão oferecidas apenas 240 vagas.
Sobre o programa
Realizado em parceria com universidades e estruturas representantes de alunos (empresas juniores, centros acadêmicos e escritórios modelo), a Souza Cruz leva até a comunidade acadêmica palestrantes escolhidos pelos próprios alunos.
O Programa Diálogos Universitários surgiu em 2005, com os projetos piloto na UNISC (Santa Cruz do Sul) e na PUC-Rio (Rio de Janeiro) e até o fim de 2009 foram realizadas outras 57 edições, atingindo mais de 38 mil estudantes em todas as regiões do país.
Mais sobre o palestrante
Jornalista brasileiro, repórter de televisão, que se especializou em investigações policiais e reportagens sobre crimes. É o autor da obra ganhadora do Prêmio Jabuti "Rota 66" que fala sobre a polícia que mata em São Paulo. Depois do lançamento do livro, Caco passou um período fora do Brasil, pois sua vida corria risco - o livro irritou profundamente algumas esferas da Polícia Militar. Seu terceiro livro, "Abusado, o dono do morro Dona Marta", é um relato do tráfico nos morros cariocas, de como "nascem" os traficantes e do relacionamento entre eles e a comunidade. Hoje Caco Barcellos é apresentador do Profissão Repórter.
Por Lenilda Luna - jornalista
Fonte:
http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2010/10/programa-dialogos-universitarios-traz-caco-barcelos-para-a-ufal